segunda-feira, 2 de julho de 2012


Projeto Contos de Fadas
“A imaginação de uma criança deve ser alimentada, com a condição de que não se estabeleçam receitas”
(Helde, 1980).

Justificativa:
Bruxas e fadas são elementos mágicos presentes nas histórias, que conseguem articular um movimento interno na criança, permitindo-lhe percorrer um longo e lento caminho no campo do imaginário e construir suas relações com o real.
A linguagem destas histórias leva a criança a uma viagem onde se misturam o real e a fantasia.

Ao ingressar na escola, a criança deixa o convívio com a sua família e passa a conviver com adultos e crianças de sua idade, descobrindo da sua maneira, novas experiências, novos valores, que irão enriquecer os conhecimentos que ela já traz do universo que a rodeia, dando oportunidade de desenvolver suas potencialidades, preparando-se e despertando para a vida.
Por isso é necessário oferecer às crianças os mais diversos materiais de leitura.
É mediante a interação de diversos níveis de conhecimento, como o conhecimento lingüístico, o textual, o conhecimento do mundo, que a criança consegue construir o sentido do texto.
A base da aquisição da leitura está na interação entre o conhecimento prévio da criança e elementos textuais apresentados.
Sendo assim a criança apresentará interesse para a leitura e produções de textos.


Objetivos:
Estimular a oralidade e a criatividade de cada criança;
Desenvolver o gosto pela leitura;
Identificar o sonho de cada criança;
Reconhecer os personagens da história;
Mostrar o mundo da Fantasia e do Faz de Conta;
Proporcionar momentos que estimulem o raciocínio;
Adquirir independência;
Enriquecer o vocabulário.

Metodologia: O projeto será desenvolvido com atividades de leituras de histórias, pesquisas, dramatizações, conversas formais e informais e com construção do seu próprio livro.
Os recursos serão: livros, cds, revistas, jornais, papéis, tintas e outros.

ATIVIDADES:
Leitura de um Faz de conta por semana. Onde a sala poderá ter conhecimentos de vários textos literários.
Oralmente faremos interpretações dos textos trabalhados durante a semana.
Farei em roda a hora da sua história, onde cada criança terá a oportunidade de falar a sua história a partir da que está sendo trabalhada na semana.
Trabalharei coma história intuitiva, os alunos olham as gravuras do livro e vão formando a história, a professora vai sendo a escriba e no final ela lê o que foi realizado.
Produção da leitura através do reconto.
Utilizarei músicas que se relacionam com os contos trabalhados.
Proporcionarei a hora do Cantinho dos Livros.
As crianças desenharão a história trabalhada.
Deverão ser trabalhadas dramatizações, histórias cantadas e confecções de materiais de sucatas.
Deverão ser aplicados jogos como: jogo da memória, trilha e do bingo com gravuras.
Brincaremos com o baú das dramatizações e com teatro de fantoches.
Exibir um filme relacionado ao livro trabalhado.
Avaliação: A avaliação será realizada durante o tempo todo da realização do trabalho. Pois a criança desenvolve todos os dias, através de um gesto, da fala, do seu desenho, da sua maneira de se relacionar. Por isso é que a avaliação será no decorrer no Projeto todo e não só no final.

Um comentário:

  1. Oi amiga, adorei o seu projeto,
    Vou aproveitá-lo para o meu 2º ano rsrs
    Beijos

    ResponderExcluir